Como já foi citado na postagem com indicações literárias sobre empreendedorismo (veja aqui), a carreira do empreendedor requer um constante aprendizado.
Além dos livros, temos também revistas que servem de suporte para aqueles que são fascinados pelo empreendedorismo.
Confira abaixo 12 das principais revistas nacionais que levam em sua essência o mundo que envolve o empreendedor. Vá até uma banca mais perto de você e procure aquela que mais lhe chamou atenção, ou todas (com exceção da Revista Endeavor, que é distribuída anualmente para parceiros, apoiadores e clientes internos da Endeavor).
No fim da publicação, temos a Revista Jovem Empreendedor, idealizada pela AJE-MA (Associação de Jovens Empreendedores do Maranhão) e que traz cases de sucesso, abrindo espaço para o empreendedorismo local, além de muita informação importante. Boa leitura!
Revista ÉPOCA
Foi lançada em 25
de maio, de 1998, na cidade de Porto Alegre (RS), onde é abrigo da sede da
Editora/Livraria do Globo.
Toda
semana, ÉPOCA vai além das notícias e antecipa tendências. Uma revista
analítica, empreendedora, esclarecedora, inovadora, moderna e profunda.
De
acordo com a ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas), tem circulação
média estimada em aproximadamente 420 mil exemplares.
ÉPOCA NEGÓCIOS
Foi lançada em março de 2007. Mensalmente,
a revista NEGÓCIOS antecipa as tendências que vão influenciar os mais
diferentes campos: Economia, Administração, Marketing, Carreira, Gestão,
Finanças e Sustentabilidade. Um guia indispensável para líderes que vivem no
mutante e veloz mundo dos negócios.
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Lançada desde dezembro de 1988, a PEGN apresenta
oportunidades de sucesso para novos empreendedores e todo mês traz reportagens
que tratam do que existe de mais atual em Gestão, Marketing, Estratégia,
Finanças, Tecnologia e Internet, conectando você e sua empresa com o futuro.
Sem falta, todo mês de janeiro, a revista publica uma
reportagem especial com 100 ideias para montar um negócio. Todo mês de junho,
publica um anuário de franquias, um extenso trabalho de pesquisa que resulta no
ranking das melhores redes do Brasil. E em dezembro, é a vez do Prêmio
Empreendedor de Sucesso, iniciativa que elege os empreendedores que mais se
destacaram no ano.
A revista também matém o projeto Extreme Makeover, que visa transformar radicalmente três empresas. A proposta é mostrar aos empreendedores como praticar uma gestão moderna, eficiente e sustentável.
A revista também matém o projeto Extreme Makeover, que visa transformar radicalmente três empresas. A proposta é mostrar aos empreendedores como praticar uma gestão moderna, eficiente e sustentável.
Em maio de
2012, a PEGN lançou o Movimento Empreenda, uma iniciativa para encorajar
e capacitar o empreendedor brasileiro.
Com o envolvimento de toda a Editora Globo, o ME publica reportagens inspiradoras relacionadas ao tema.
Com o envolvimento de toda a Editora Globo, o ME publica reportagens inspiradoras relacionadas ao tema.
Exame
Foi às bancas em 1967, como bagagem da marca EXAME, da
Editora Abril, Comum a todas as revistas da editora, a EXAME surgiu em São
Paulo, onde se encontra a sede da Abril.
A revista possui uma circulação de cerca de 150 mil exemplares,
sendo aproximadamente 115 mil assinaturas. A cada 15 dias, a EXAME chega a
aproximadamente 700 mil leitores.
Sua missão é levar à comunidade de negócios informação e análises aprofundadas sobre temas como Estratégia, Marketing, Gestão, Consumo, Finanças, Recursos Humanos e Tecnologia.
Segundo uma pesquisa do instituto Ipsos-Marplan, a EXAME é lida por 91% dos presidentes das 500 maiores empresas instaladas no Brasil.
Sua missão é levar à comunidade de negócios informação e análises aprofundadas sobre temas como Estratégia, Marketing, Gestão, Consumo, Finanças, Recursos Humanos e Tecnologia.
Segundo uma pesquisa do instituto Ipsos-Marplan, a EXAME é lida por 91% dos presidentes das 500 maiores empresas instaladas no Brasil.
EXAME PME
Foi às bancas em 1967, como bagagem da marca EXAME, da
Editora Abril, Comum a todas as revistas da editora, a EXAME surgiu em São
Paulo, onde se encontra a sede da Abril.
A revista possui uma circulação de cerca de 150 mil exemplares,
sendo aproximadamente 115 mil assinaturas. A cada 15 dias, a EXAME chega a
aproximadamente 700 mil de leitores.
Sua missão é levar à comunidade de negócios informação e análises aprofundadas sobre temas como Estratégia, Marketing, Gestão, Consumo, Finanças, Recursos Humanos e Tecnologia. Segundo uma pesquisa do instituto Ipsos-Marplan, a EXAME é lida por 91% dos presidentes das 500 maiores empresas instaladas no Brasil.
Sua missão é levar à comunidade de negócios informação e análises aprofundadas sobre temas como Estratégia, Marketing, Gestão, Consumo, Finanças, Recursos Humanos e Tecnologia. Segundo uma pesquisa do instituto Ipsos-Marplan, a EXAME é lida por 91% dos presidentes das 500 maiores empresas instaladas no Brasil.
INFO Exame
A Info Exame começou a circular
em março de 1986, como um encarte na revista de negócios Exame. E pontualmente,
todo mês, é a revista referência para quem quer saber mais sobre tendências e
inovações em tecnologia, ciências, cultura e empreendedorismo digital.
É a
inspiração para quem quer entender - de um jeito instigante e bem humorado - o
impacto que essas inovações terão em nossas vidas.
A Info já entrevistou grandes nomes da tecnologia, como Bill Gates em 1987, Michael Dell em 1990, e Steve Ballmer em 2004.
A Info já entrevistou grandes nomes da tecnologia, como Bill Gates em 1987, Michael Dell em 1990, e Steve Ballmer em 2004.
Franquia&Negócios
A cada dois meses, a Franquia&Negócios promove e
divulga o varejo e as ações do franchising no Brasil abordando temas relevantes
para gerir, inovar e valorizar o setor.
É distribuída nacionalmente nas principais bancas, clientes selecionados das feiras Autocom, Apas, ABF Franchising Expo, Fispal, Brazil Promotion, Feira do Empreendedor e outros eventos do setor, além de mailing dirigido a 374 shopping centers, Japão e Estados Unidos.
As reportagens e os principais temas de capa são produzidos com informações de conteúdo estratégico para realização de negócios – com amplo conhecimento em gestão, inovação e valor.
É distribuída nacionalmente nas principais bancas, clientes selecionados das feiras Autocom, Apas, ABF Franchising Expo, Fispal, Brazil Promotion, Feira do Empreendedor e outros eventos do setor, além de mailing dirigido a 374 shopping centers, Japão e Estados Unidos.
As reportagens e os principais temas de capa são produzidos com informações de conteúdo estratégico para realização de negócios – com amplo conhecimento em gestão, inovação e valor.
Meu próprio Negócio
Meu Próprio Negócio mostra em detalhes iniciativas
vencedoras de empresários à frente de micro e pequenos negócios. Aqui, o leitor
confere os principais desafios e as ações mais promissoras de seus pares para
também crescer à frente de seu próprio negócio.
Gestao & Negócios
Gestão & Negócios é a uma publicação
destinada ao mundo corporativo. Oferecendo a profissionais e empreendedores um
conteúdo dinâmico e engajado, a publicação busca promover sua formação em torno
de temas comuns ao dia-a-dia do profissional brasileiro.
Suas matérias são ideais para homens e mulheres que pretendem potencializar sua carreira e chegar ao lugar mais alto do mercado e da empresa em que atuam.
Suas matérias são ideais para homens e mulheres que pretendem potencializar sua carreira e chegar ao lugar mais alto do mercado e da empresa em que atuam.
Revista Empreendedor
Desde que começou a ser publicada, no segundo
semestre de 1994, a Revista Empreendedor tem como objetivo divulgar o
empreendedorismo e apoiar os empresários brasileiros, apresentando oportunidades
de negócio – especialmente franquias – e as melhores práticas de gestão, com
ênfase em inovação e sustentabilidade. Trata também da infraestrutura nacional,
como foco em melhorias para o aumento da competitividade da economia do Brasil.
Além de reportagens e entrevistas, a Revista Empreendedor conta com seções
fixas, entre elas: "Empreendedores", que apresenta casos de sucesso
de empresários; "Não Durma no Ponto", artigo sobre gestão humanizada
assinado pelo educador da Conhecimento e Educação Empresarial (Cempre), Roberto
Adami Tranjan; e "Análise Econômica", artigo sobre conjuntura
econômica e mercado financeiro assinado por profissionais da Leme Investimento.
Destaca-se ainda na sua grade de conteúdo a seção "Perfil", que traz
sempre um caso de sucesso e apresenta a trajetória de seu empreendedor.
Endeavor
A Revista Endeavor é uma publicação desenvolvida para o Instituto Endeavor, lançada pela Café Editora em 2008.
É um importante canal de contato com os parceiros da Endeavor, pois leva informação relevante sobre temas relacionados ao empreendedorismo, com exemplos e valores que inspiram os leitores a desenvolver melhores práticas nos seus negócios.
É distribuída anualmente para parceiros, apoiadores e clientes internos da Endeavor, durante o CEO Summit – evento anual que reúne os principais executivos e presidentes de grandes empresas e os fundadores dos mais promissores negócios do Brasil. A primeira edição venceu o V Prêmio Anatec de Mídia Segmentada 2009: Melhor Revista Customizada (Prata).
É um importante canal de contato com os parceiros da Endeavor, pois leva informação relevante sobre temas relacionados ao empreendedorismo, com exemplos e valores que inspiram os leitores a desenvolver melhores práticas nos seus negócios.
É distribuída anualmente para parceiros, apoiadores e clientes internos da Endeavor, durante o CEO Summit – evento anual que reúne os principais executivos e presidentes de grandes empresas e os fundadores dos mais promissores negócios do Brasil. A primeira edição venceu o V Prêmio Anatec de Mídia Segmentada 2009: Melhor Revista Customizada (Prata).
Jovem Empreendedor
Lançada dia dois de agosto de 2012, a Revista Jovem Empreendedor partiu da idealização de um projeto que buscou, basicamente, documentar tudo o que a AJE-MA vivia nesse período de grande crescimento e representatividade.
A publicação visa auxiliar o empresário a gerir o seu negócio. Ela traz matérias e artigos que dão dica e, sobretudo, informam o jovem empresário sobre questões muito importantes, como gestão financeira, planejamento, assuntos jurídicos entre outros.
A revista traz também cases de sucesso, como forma de inspirar o jovem a empreender.
Por fim, ela traz um grande resumo de todas as ações da AJE-MA e da CONAJE, mantendo o associado sempre bem informado de todas as ações.
Produção: Luane Macedo
Edição: Antonio Carlos