Já parou pra pensar na possibilidade de abrir um negócio? Já? Mas, ainda não sabe por onde começar ou quais atitudes tomar, o que estudar e tudo mais?
Confira essa lista com 11 dicas valiosas pra quem está começando a conhecer o grandioso universo do empreendedorismo! Boa leitura.
1 - Conheça o ramo de atividade.
É preciso conhecer alguns dados elementares sobre o setor em que se pretende atuar e possibilidades de atuação dentro desse segmento. Por exemplo, confecção é o ramo, mas pode-se atuar com jeans, malha, linho e outros tecidos destinados a roupas para o público infantil, adulto, feminino, etc.
2 - Conheça o mercado consumidor.
O estudo do mercado consumidor é um dado importante para o empreendimento, pois abrange as informações necessárias à identificação dos prováveis compradores. O que produzir, de que formar vender, qual o local adequado para a venda, qual a demanda potencial do produto.
3 - Conheça o mercado fornecedor.
Para iniciar e manter qualquer atividade empresarial, a empresa depende de seus fornecedores - o mercado fornecedor. O conhecimento desse mercado vai se refletir nos resultados pretendidos pela empresa. Mercado fornecedor é aquele que fornece à empresa equipamentos, máquinas, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários ao seu funcionamento.
4 - Conheça o mercado concorrente.
É composto pelas pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou semelhantes aos que você pretende oferecer. Este mercado deve ser analisado criteriosamente, de maneira que sejam identificados: meus concorrentes; mercadorias ou serviços que oferecem; quais são as vendas efetuadas pelo concorrente; os pontos fortes e fracos da minha concorrência; bem como se os seus clientes lhes são fiéis.
5 - Defina produtos a serem fabricados, mercadorias a serem vendidas ou serviços a serem prestados.
É preciso conhecer detalhes do seu produto/serviço. Ofereça produtos e serviços que atendam as necessidades de seu mercado. Defina qual a utilização do seu produto/serviço, qual a embalagem a ser usada, tamanhos oferecidos, cores, sabores, etc.
6 - Analise bem a localização de sua empresa
Onde montar o meu negócio? A resposta certa a essa pergunta pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. Tudo é importante para esta escolha e deve ser observado e registrado.
7 - Conheça Marketing.
Marketing não é só propaganda. É um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa, para que esta atenda desejos e necessidades de seus clientes. As atividades de marketing podem ser classificadas em Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço.
8 - Processo Operacional.
Este item trata de como fazer. Devem ser abordadas as seguintes questões: que trabalho será feito e quais as fases de fabricação/venda/prestação de serviços; quem fará; com que material; com que equipamento; e quando fará. É preciso verificar quem tem conhecimento e experiência no ramo: você? Um futuro sócio? Ou um profissional contratado?
9 - Projeção de volume de produção, de vendas ou serviços.
É prudente que o empreendedor ou empresário considere: a necessidade e a procura do mercado consumidor; os tipos de mercadoria ou serviços a serem colocados no mercado; a disponibilidade de pessoal; a capacidade dos recursos materiais - máquinas, instalações; a disponibilidade de matéria-prima, mercadorias, embalagens e outros materiais necessários.
10 - Projeção da necessidade de pessoal.
Identifique o número de pessoas necessário para o tipo de trabalho e a qualificação que deverão ter, inclusive as do serviço de escritório.
11 - Análise financeira.
É necessário fazer uma estimativa do resultado da empresa, a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar o negócio, pois terá que fazer investimentos em local, equipamentos, materiais e despesas diversas para instalação e funcionamento inicial da empresa.
Fonte: consulto Júlio Alencar, do Sebrae-SP.
Antonio Carlos