sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Dicas para um bom plano de negócios



Já parou pra pensar na possibilidade de abrir um negócio? Já? Mas, ainda não sabe por onde começar ou quais atitudes tomar, o que estudar e tudo mais?
Confira essa lista com 11 dicas valiosas pra quem está começando a conhecer o grandioso universo do empreendedorismo! Boa leitura.

1 - Conheça o ramo de atividade.
É preciso conhecer alguns dados elementares sobre o setor em que se pretende atuar e possibilidades de atuação dentro desse segmento. Por exemplo, confecção é o ramo, mas pode-se atuar com jeans, malha, linho e outros tecidos destinados a roupas para o público infantil, adulto, feminino, etc.

2 - Conheça o mercado consumidor.

 O estudo do mercado consumidor é um dado importante para o empreendimento, pois abrange as informações necessárias à identificação dos prováveis compradores. O que produzir, de que formar vender, qual o local adequado para a venda, qual a demanda potencial do produto.

3 - Conheça o mercado fornecedor. 

Para iniciar e manter qualquer atividade empresarial, a empresa depende de seus fornecedores - o mercado fornecedor. O conhecimento desse mercado vai se refletir nos resultados pretendidos pela empresa. Mercado fornecedor é aquele que fornece à empresa equipamentos, máquinas, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários ao seu funcionamento.

4 - Conheça o mercado concorrente.

É composto pelas pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou semelhantes aos que você pretende oferecer. Este mercado deve ser analisado criteriosamente, de maneira que sejam identificados: meus concorrentes; mercadorias ou serviços que oferecem; quais são as vendas efetuadas pelo concorrente; os pontos fortes e fracos da minha concorrência; bem como se os seus clientes lhes são fiéis.

5 - Defina produtos a serem fabricados, mercadorias a serem vendidas ou serviços a serem prestados.

É preciso conhecer detalhes do seu produto/serviço. Ofereça produtos e serviços que atendam as necessidades de seu mercado. Defina qual a utilização do seu produto/serviço, qual a embalagem a ser usada, tamanhos oferecidos, cores, sabores, etc.

6 - Analise bem a localização de sua empresa 

Onde montar o meu negócio? A resposta certa a essa pergunta pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. Tudo é importante para esta escolha e deve ser observado e registrado.

7 - Conheça Marketing.

Marketing não é só propaganda. É um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa, para que esta atenda desejos e necessidades de seus clientes. As atividades de marketing podem ser classificadas em Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço.

8 - Processo Operacional.

Este item trata de como fazer. Devem ser abordadas as seguintes questões: que trabalho será feito e quais as fases de fabricação/venda/prestação de serviços; quem fará; com que material; com que equipamento; e quando fará. É preciso verificar quem tem conhecimento e experiência no ramo: você? Um futuro sócio? Ou um profissional contratado?

9 - Projeção de volume de produção, de vendas ou serviços.

É prudente que o empreendedor ou empresário considere: a necessidade e a procura do mercado consumidor; os tipos de mercadoria ou serviços a serem colocados no mercado; a disponibilidade de pessoal; a capacidade dos recursos materiais - máquinas, instalações; a disponibilidade de matéria-prima, mercadorias, embalagens e outros materiais necessários.

10 - Projeção da necessidade de pessoal.

Identifique o número de pessoas necessário para o tipo de trabalho e a qualificação que deverão ter, inclusive as do serviço de escritório.

11 - Análise financeira.

É necessário fazer uma estimativa do resultado da empresa, a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar o negócio, pois terá que fazer investimentos em local, equipamentos, materiais e despesas diversas para instalação e funcionamento inicial da empresa.


Fonte: consulto Júlio Alencar, do Sebrae-SP.


Antonio Carlos