domingo, 28 de outubro de 2012

NEXA Maranhão marca presença no maior Fórum de Empreendedorismo Jovem do Brasil




Aconteceu no mês de Outubro o maior evento de empreendedorismo jovem do Brasil, sediado no Piauí.
A quarta edição do FINDINEXA BRASIL 2012 foi realizada de 10 a 16 de outubro, em Luís Correia, e reuniu 160 adolescentes divididos em 18 delegações, 15 estados brasileiros e 3 países (Argentina, Guatemala,
México) para uma semana de conhecimento, integração, intercâmbio cultural e o desenvolvimento do empreendedorismo. Entre os palestrantes do evento estava o primeiro astronauta brasileiro Marcos Pontes.
O FINDINEXA BRASIL é uma realização da Junior Achievement Piauí – associação sem fins lucrativos que desenvolve programas ligados ao empreendedorismo em escolas e comunidades do estado. Eventos similares já acontecem em outros países, no Brasil, o fórum é sediado no litoral piauiense.
O Maranhão foi representado por uma delegação de jovens voluntários do NEXA-MA, núcleo vinculado a Junior Achievement Maranhão, ONG presente em mais de 100 países e que atinge 10 milhões de jovens ao ano, do Jardim de Infância à Universidade, e que desperta e desenvolve o empreendedorismo nas escolas e também executa projetos voltados para o âmbito social. Em 2013 o evento completará 5 anos. Em todas as edições anteriores houve participação do Maranhão e já temos presença marcada para ano que vem. O despertar da veia empreendedora é de extrema importância para a economia local e no cenário global, além de expandir a mentalidade desses jovens e dar oportunidade para descobrirem o seu potencial de realização e transformação.

Bruno Castro, ex-gerente geral do NEXA-MA e Staff do FINDINEXA, relata sobre a importância do evento:
‘’ Tive a oportunidade de participar de todas as edições do FINDINEXA Brasil. Na primeira fui um entre os quase 80 participantes e a partir da segunda fui STAFF do FNB, sendo responsável pela aplicação do MESE entre os participantes.
As quatro edições foram bem diferentes e trouxeram emoções distintas, mas a evolução, o amadurecimento e o companheirismo dos participantes permanecem em evidência. Costumo dizer que o evento é um divisor de águas, pois é inacreditável, impressionante e inexplicável darmos as boas vindas a jovens e nos despedirmos de homens e mulheres que voltam com algo a mais na bagagem: a responsabilidade de ser o melhor que podem ser e com a certeza de que ser pequeno não serve ao mundo e que a grande glória de viver é crescer e influenciar os seus amigos, seus familiares e seus companheiros a serem melhores.
O FindiNexa Brasil é combustível para novos talentos.''
A principal ideia do evento é unir a valorização das belezas naturais e da cultura nacional e regional com o conhecimento e ações ligadas ao empreendedorismo.



Carlos Junior