domingo, 3 de outubro de 2010

Desafios do comportamento organizacional enfrentados pelo administrador de empresas


 O profissional de administração de empresas carrega consigo a responsabilidade de desenvolver e manter um ambiente de trabalho harmônico. E quando se trata em gerir pessoas nos referimos a criar e sustentar as melhores condições organizacionais, isso pra usufruirmos da máxima produtividade de cada colaborador, que é fruto do clima organizacional adequado para o serviço.
As empresas e seus gestores enfrentam o desafio de gerir os recursos das organizações com o objetivo de minimizar a insatisfação dos seus colaboradores. Como exemplo, pode-se citar a adoção de planos de cargos e salários justos, ambiente de trabalho confortável, seguro e limpo, gestão por meritocracia, entre outros, como ferramentas utilizadas para viabilizar este objetivo.
Comumente, observamos posturas inadequadas de colaboradores ou ouvimos relatos que versam sobre o mesmo tema. Uma corrente julga estes acontecimentos como má fé do colaborador, adotando-os como os principais responsáveis por suas atitudes. A outra acredita que estas atitudes são motivadas e que cabe ao administrador evitá-las ou tê-las evitado.
A linha de raciocínio é simples e lógica! O ser humano é motivado a tomar suas decisões por instintos, necessidades e sempre motivada por fatores externos. E a forma como são postas em pratica é podada por sentimentos positivos ou negativos, o certo é que variam entre muito bom e muito ruim. Ou seja, o motivo para a ação, ou a motivação, é o que vai determinar o comportamento das pessoas dentro das empresas.
Se o motivo for positivo, este desenvolverá nos colaboradores bons sentimentos para com a empresa e, por conseguinte, um comportamento organizacional positivo. Caso o motivo seja negativo, o resultado será um comportamento negativo, insatisfatório, reprovável.
Contudo, concluímos que o comportamento deriva diretamente do motivo, que julgamos ser de responsabilidade do administrador da empresa, pois este representa a figura de ponderação interna. O responsável pela harmonia dentro da organização.

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/desafios-do-comportamento-organizacional-enfrentados-pelo-administrador-de-empresas/48030/

Bruno Castro